Sou um profissional de marketing apaixonado por fortalecer relações entre as marcas e clientes. A minha abordagem une criatividade e análise de dados para impulsionar resultados mensuráveis.
Durante o prestigioso campeonato de futebol do Qatar, tive a honra de dirigir e coordenar uma campanha publicitária para a DCD. A campanha, composta por um áudio de 15 segundos, teve uma presença marcante ao longo de duas semanas na rádio. O foco principal era impulsionar a notoriedade da marca de camisas da Baccus. Os resultados foram muito positivos, com inúmeras pessoas a expressarem que recordaram a marca após a veiculação da campanha.
Este projeto destaca não apenas a eficácia da campanha, mas também a capacidade de criar impacto e reconhecimento da marca num curto período de tempo. Como profissional de marketing, estou comprometido em alcançar resultados positivos e evidentemente que nesta campanha foi possível deixar uma impressão duradoura na mente do público-alvo. Acredito que cada campanha é uma oportunidade única para contar uma história e criar conexões significativas.
Uma parte essencial na estratégia de marketing no setor da moda masculina é o storytelling que contamos através das imagens. Estas ajudam-nos a apresentar o produto à nossa audiência e a gerar interesse.
Ao fotografar camisas é importante considerar o público-alvo da marca e o que esta deseja transmitir. “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Por este motivo, devemos desenvolver conteúdo atraente, capaz de chamar a atenção, mas também representar a marca e o produto.
Algumas dicas para inspiração:
Fotos de modelos com a camisa vestida;
Fotos de close-up das camisas;
Fotos de lifestyle.
Dicas de como fazer boas fotografias nesta área:
Usar boa iluminação
Usar a lente adequada
Fazer ajustes na câmera
Além do trafego orgânico realizei algumas campanhas com o objetivo de aquisição de novos públicos, um desafio da marca em questão. Para isso, adequamos os conteúdos às diferentes plataformas com o objetivo de responder às necessidades de cada público. Abaixo partilho alguns dos materiais produzidos.
Viajar na pandemia tornou-se desafiador, com diferentes restrições nos diferentes países, exigindo decisões cuidadosas na escolha dos destinos e das estadias.
Go Travel é uma agência de viagens online para reserva de férias, voos e estadias. Oportunidade, conveniência e conforto nas reservas são as palavras-chave de referência da marca.
Pesquisa (entrevistas e testes de usabilidade)
Personas e mapeamento do user flow
Wireframes e protótipo de alta fidelidade
Desafios
Com o Covid-19, as pessoas tiveram dificuldades para planear as suas viagens e férias. Com o projeto procuramos compreender quais são os desafios e como podíamos ajustar o produto aos mesmos. As pessoas precisavam de viajar neste novo contexto, e precisamos saber como as podíamos ajudar.
Solução
Fizemos entrevistas com utilizadores da plataforma e através da empatia com os consumidores de viagens, procuramos saber que tipo de informações precisavam na sua customer journey map. Algumas das soluções passaram por desenvolver mapas interativos, filtros específicos e uma comunicação mais detalhada sobre a evolução da covid-19 no país destino.
Viajar nos tempos da pandemia podia-se tornar uma verdadeiro desafio devido às restrições nos diferentes países. Existiram diferentes medidas nos diferentes países o que tornava difícil para os turistas tomarem decisões no planeamento das suas férias ou viagens. Por exemplo: escolher para onde viajar e se o destino/estadia seria seguro. Com o contexto da pandemia as pessoas foram forçadas a comportarem-se de maneira diferente.
Após uma investigação abrangente e a utilização de diversas ferramentas, incluindo entrevistas, mapeamento do user flow, criação de personas, elaboração de wireframes e protótipos de alta fidelidade, conseguimos desenvolver uma solução eficaz. Esta solução foi projetada para mitigar dissonâncias e minimizar riscos percebidos por turistas e utilizadores da plataforma. A partir deste projeto, identificámos o caminho mais eficiente para criar uma solução que otimiza-se significativamente os resultados do negócio.
Direção e coordenação de uma campanha de áudio com imagem no Spotify para uma marca de camisas para o público masculino com o objetivo de trabalhar a notoriedade da marca.
A campanha foi realizada por um período de quatro semanas, com início em 15 de Agosto de 2023. O público-alvo da campanha eram homens com idades entre 25 e 54 anos, segmentada por um conjunto de interesses.
O Spotify pode ser usado para campanhas de marketing de áudio.
Segmentação
O Spotify é uma plataforma eficaz para alcançar um público-alvo segmentado.
Ads
Os anúncios de áudio com imagem são uma forma eficaz de chamar a atenção da audiência.
CTR
O número de cliques no anúncio esteve acima da média da plataforma.
A campanha consistiu na criação de anúncios de áudio aliada a uma imagem, que foram intercaladas entre as músicas dos utilizadores do Spotify na versão gratuita. O anúncio apresentava uma CTA que direcionava para o site da marca com URL que utilizava tracking.
Os resultados da campanha foram bastante positivos. O alcance da marca aumentou, e o número de visitas ao site da marca também aumentou em cerca de 25%.